5 motivos para você ter uma rotina de inventário no seu negócio

Independentemente da forma como o inventário de estoque é realizado, é importante que o varejista esteja atento às divergências encontradas, para que possa identificar as causas e tomar as medidas necessárias para minimizar as perdas.

O inventário de estoque é um processo que consiste em checar fisicamente todos os produtos que estão em estoque, para conferir se a quantidade informada no sistema é a mesma que existe de fato. Esse processo é importante para que o varejista mantenha um controle preciso de seus produtos e possa tomar as devidas medidas para minimizar as perdas. 

O inventário de estoque pode ser realizado de forma manual ou automatizada. A forma manual é mais trabalhosa e demanda mais tempo, pois o varejista precisa checar um a um todos os produtos em estoque. Já a forma automatizada é mais eficiente, pois o varejista pode realizar o inventário de forma rápida e precisa, através de um leitor de código de barras ou outro dispositivo similar. Independentemente da forma como o inventário de estoque é realizado, é importante que o varejista esteja atento às divergências encontradas, para que possa identificar as causas e tomar as medidas necessárias para minimizar as perdas.

Tá, mas porque ter essa rotina no negócio?

  • Para identificar as rupturas:

Rupturas são faltas de produtos e elas são uma das causas das chamadas perdas comerciais. Perda comercial é aquela quando você deixa de vender porque o cliente não encontrou o produto que ele queria, o que gera uma insatisfação com a sua loja e aumenta as chances desse cliente comprar no seu concorrente.

  • Melhorar a gestão de estoque da sua loja:

A gestão de estoque é fundamental para o processo de vendas e para o alcance de melhores resultados, evitando rupturas, excesso de estoque e perda de mercadorias.

Com um bom controle de estoque o processo de compras fica melhor, pois com o comportamento de venda, estoque de segurança definido as compras são feitas de acordo com o comportamento da unidade e possibilitando assim trabalhar melhor as negociações.

Estoque baixo pode gerar perdas comerciais e estoque alto pode gerar perdas por validade e representa dinheiro parado.

  • Conhecer as suas perdas:

A perda é a diferença entre o estoque físico e o estoque do sistema. Todo varejista tem perda, mas precisamos conhecer as nossas perdas para que possamos minimizá-las.

Através da contagem sistemática você passa a conhecer quais são os tipos de perda do seu negócio para a partir dessa informação estabelecer o plano de ação e acompanhar seus resultados de forma eficaz.

  • Atualizar o cadastro de produtos:

No processo de inventário podemos identificar as possíveis falhas de cadastro no sistema como: produtos sem cadastro no sistema, produtos com cadastro errado, produtos em duplicidade.

O cadastro é a base para atividades de venda e compras, logo é muito importante que esteja correto e atualizado.

  • Apuração correta do CMV:

O CMV, custo da mercadoria vendida, é um indicador importantíssimo para o varejo. Ele tem impacto direto no resultado da operação e deve ser monitorado.Sem um inventário do estoque não é possível ter este indicador apurado e consequentemente não se tem o resultado real do negócio apurado.

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